Save the date e... reza

Eventos são atividades importantes e merecem ser encarados com mais seriedade

Divulgação: Kyle Glenn / Unsplash

Divulgação: Kyle Glenn / Unsplash


Quem organiza eventos no Brasil tem sempre um frio na espinha quando precisa se assegurar da presença de convidados às suas atividades. Principalmente quando os eventos são dirigidos a convidados especiais, sem pagamento de inscrição.

Há um péssimo hábito de confirmar presença facilmente e depois simplesmente não comparecer. Foram até importadas umas palavrinhas mais chiques para tentar sensibilizar os convidados a comparecer. É o tal do Respondez S?il Vous Plait (RSVP), o anglicismo Save the Date e outros termos estrangeiros.

Tudo para garantir presença daquele convidado desejado. Mas, não adianta, a quebra sempre existe. Com a mesma facilidade com que há a confirmação, há o ?furo?. Eu trabalhei anos e continuo em organizações que coordenam muitos eventos. E o problema recorrente é como dimensionar espaço, logística, alimentos e bebidas e logística em geral, tendo como pano de fundo esse comportamento. E se todos que confirmaram comparecerem?

Com que quebra de público devemos trabalhar? Se dimensionarmos para menos, teremos de lidar com uma possível falta de lugares, de alimentos e bebidas e de tudo mais. Se dimensionarmos para cima, temos cadeiras vazias, sobra de alimentos e bebidas e aquela indesejada sensação de que oevento não foi bem-sucedido. Difícil!

Trago esse tema para essa reflexão porque estou no meio de um roadshow pelo Brasil. O roadshow prevê eventos para convidados em número limitado. No primeiro, de uma série de dez, quebramos a cara. Fomos bastante rigorosos no limite de convidados e tivemos quase 40% de faltantes. Isso arrasa qualquer planejamento.

Nos eventos seguintes, convidamos mais gente do que a capacidade estipulada e estamos conseguindo equacionar, tendo o bom problema de lidar com um pequeno overbooking. Um organizador de uma plataforma muito bem-sucedida de eventos dividiu comigo os seus tropeços nessa gestão de convidados x presença.

Um desses eventos é de puro business networking. Provedores de serviços pagam uma cota para estar no evento, que tem como convidados prospects, potenciais contratantes desses serviços. O evento é num resort bacana, com tudo pago para os convidados. A única obrigação desses felizardos convidados é cumprir uma pequena agenda de rápidas reuniões, restritas a uma parte do dia, com os provedores patrocinadores.

Justo, não é? Você curte uma bela viagem, mas tem de dedicar uma pequena parte do seu tempo àqueles que pagaram suas despesas. E não é que alguns faltavam a esses compromissos...

A alegação era a de que perderam a hora, dormiram demais, não estavam muito bem... E o organizador não podia dar uma bronca naqueles convidados VIPs. Para tentar corrigir esse problema, o organizador decidiu sortear um carro entre aqueles que cumpriam integralmente sua agenda de reuniões. E ainda assim tinha gente que faltava. Sabe o que resolveu? Foi uma abordagem emocional.

O organizador decidiu dar uma bolsa de estudos a menores carentes. Mas a bolsa só seria garantida se todos cumprissem a agenda de reuniões. Funcionou! Ninguém queria ser culpado pela perda de oportunidade dos estudantes. Outro fato que me parece bem brasileiro é a decisão em cima da hora. O organizador fica com o coração na mão até as vésperas do evento e, de repente, uma avalanche de inscrições (quando é sucesso). Haja coração! Como diria o filósofo Galvão Bueno.

Ah! E tem a questão do horário. Acostumados com o hábito do atraso, o organizador marca o início meia hora antes para dar uma margem para os atrasados. E quem chega na hora é penalizado.

Com raras e honrosas exceções, se você chegar pontualmente a um evento, corre o risco de presenciar os últimos ajustes da organização. Os eventos são uma atividade econômica muito importante, gerando milhares de empregos. Merecem ser encarados com mais seriedade. Então, fica a dica: quando for convidado para um evento, faça da sua confirmação uma atitude pensada e planejada. E, se confirmar, apareça! E no horário!

Fonte: Alexis Pagliarini



O público estimado da feira é de 2 mil visitantes e o credenciamento é qualificado e criterioso para
Feira EBS 2017 traz rodadas de negócios e conteúdo gratuito em junho

O Speed Meeting, a rodada de negócios que acontece simultaneamente à exposição, o Congresso MICE e as Arenas Experience estão na agenda

leia mais


Para o presidente da Ampro ainda há carência de infraestrutura e tecnologia
Eventos no Brasil precisam ser mais bem planejados, afirma presidente da Ampro

Valorizar a experiência dos participantes, marcas e consumidores são caminhos para melhorar o mercado

leia mais


A China é um dos grandes líderes mundiais em termos de potenciais turistas
Embratur afirma que segmento MICE é o 2º mercado que mais contribui no fluxo internacional

A autarquia tem como estratégia atingir os segmentos B2B e MICE da China

leia mais


São dois andares repletos de lojas para atender
Já é possível ter experiências personalizadas em lojas de luxo

Eventos no formato e horário que o cliente deseja já são possíveis para esse segmento

leia mais


Qual é a receita para construir uma identidade forte e diferenciada no mercado?

Conheça um pouco sobre a Harley-Davidson e como que essa marca está cada vez mais na mente e no coração das pessoas

leia mais


Jogos corporativos para treinar e desenvolver em sua empresa

Saiba mais sobre o segmento que está em plena expansão e tem ganhado muitos adeptos

leia mais


Publicação traz dados de entrevistas com dezenas de CEOs das cem maiores empresas em atividade
Livro aborda que o cliente é o principal ativo das empresas e não somente um stakeholder

Autores Roberto Meir e Daniel Domeneghetti propõem visão mais moderna e adaptada à realidade do novo consumidor

leia mais


Combinar uma viagem de negócios a uma experiência pessoal é o ideal em Mônaco
Mônaco, Noruega e Seychelles: destinos de tirar o fôlego!

Conheça destinos ideais para viagens de incentivo e eventos

leia mais


O mundo digital se tornou parte do dia a dia das pessoas
Confira as últimas tendências de engajamento social para eventos

Entre as novidades estão o modo de acessar e interagir com profissionais mais jovens em reuniões, conferências e exposições

leia mais


Evento destaca o fortalecimento do empreendedorismo feminino
Sebrae-SP realiza encontro no Dia Internacional da Mulher

Evento destaca o fortalecimento do empreendedorismo feminino

leia mais



anterior  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | próxima