Save the date e... reza

Eventos são atividades importantes e merecem ser encarados com mais seriedade

Divulgação: Kyle Glenn / Unsplash

Divulgação: Kyle Glenn / Unsplash


Quem organiza eventos no Brasil tem sempre um frio na espinha quando precisa se assegurar da presença de convidados às suas atividades. Principalmente quando os eventos são dirigidos a convidados especiais, sem pagamento de inscrição.

Há um péssimo hábito de confirmar presença facilmente e depois simplesmente não comparecer. Foram até importadas umas palavrinhas mais chiques para tentar sensibilizar os convidados a comparecer. É o tal do Respondez S?il Vous Plait (RSVP), o anglicismo Save the Date e outros termos estrangeiros.

Tudo para garantir presença daquele convidado desejado. Mas, não adianta, a quebra sempre existe. Com a mesma facilidade com que há a confirmação, há o ?furo?. Eu trabalhei anos e continuo em organizações que coordenam muitos eventos. E o problema recorrente é como dimensionar espaço, logística, alimentos e bebidas e logística em geral, tendo como pano de fundo esse comportamento. E se todos que confirmaram comparecerem?

Com que quebra de público devemos trabalhar? Se dimensionarmos para menos, teremos de lidar com uma possível falta de lugares, de alimentos e bebidas e de tudo mais. Se dimensionarmos para cima, temos cadeiras vazias, sobra de alimentos e bebidas e aquela indesejada sensação de que oevento não foi bem-sucedido. Difícil!

Trago esse tema para essa reflexão porque estou no meio de um roadshow pelo Brasil. O roadshow prevê eventos para convidados em número limitado. No primeiro, de uma série de dez, quebramos a cara. Fomos bastante rigorosos no limite de convidados e tivemos quase 40% de faltantes. Isso arrasa qualquer planejamento.

Nos eventos seguintes, convidamos mais gente do que a capacidade estipulada e estamos conseguindo equacionar, tendo o bom problema de lidar com um pequeno overbooking. Um organizador de uma plataforma muito bem-sucedida de eventos dividiu comigo os seus tropeços nessa gestão de convidados x presença.

Um desses eventos é de puro business networking. Provedores de serviços pagam uma cota para estar no evento, que tem como convidados prospects, potenciais contratantes desses serviços. O evento é num resort bacana, com tudo pago para os convidados. A única obrigação desses felizardos convidados é cumprir uma pequena agenda de rápidas reuniões, restritas a uma parte do dia, com os provedores patrocinadores.

Justo, não é? Você curte uma bela viagem, mas tem de dedicar uma pequena parte do seu tempo àqueles que pagaram suas despesas. E não é que alguns faltavam a esses compromissos...

A alegação era a de que perderam a hora, dormiram demais, não estavam muito bem... E o organizador não podia dar uma bronca naqueles convidados VIPs. Para tentar corrigir esse problema, o organizador decidiu sortear um carro entre aqueles que cumpriam integralmente sua agenda de reuniões. E ainda assim tinha gente que faltava. Sabe o que resolveu? Foi uma abordagem emocional.

O organizador decidiu dar uma bolsa de estudos a menores carentes. Mas a bolsa só seria garantida se todos cumprissem a agenda de reuniões. Funcionou! Ninguém queria ser culpado pela perda de oportunidade dos estudantes. Outro fato que me parece bem brasileiro é a decisão em cima da hora. O organizador fica com o coração na mão até as vésperas do evento e, de repente, uma avalanche de inscrições (quando é sucesso). Haja coração! Como diria o filósofo Galvão Bueno.

Ah! E tem a questão do horário. Acostumados com o hábito do atraso, o organizador marca o início meia hora antes para dar uma margem para os atrasados. E quem chega na hora é penalizado.

Com raras e honrosas exceções, se você chegar pontualmente a um evento, corre o risco de presenciar os últimos ajustes da organização. Os eventos são uma atividade econômica muito importante, gerando milhares de empregos. Merecem ser encarados com mais seriedade. Então, fica a dica: quando for convidado para um evento, faça da sua confirmação uma atitude pensada e planejada. E, se confirmar, apareça! E no horário!

Fonte: Alexis Pagliarini



AMPRO Live Festival discute inspiração e criatividade em São Paulo

A programação tem como objetivo atrair profissionais de agências, profissionais ligados ao marketing e o público universitário

leia mais


FCB Brasil reestrutura Prêmio Desafio Estadão Cannes

Além de criar a campanha de divulgação, a agência reformulou a estrutura, criando o concurso Brief Desafio

leia mais


Eurofarma estreia nova plataforma digital

Além de responsivo, o portal integra as operações da companhia na América Latina e amplia relacionamento com seus variados públicos

leia mais


Daniela Cachich é a profissional de marketing mais influente

O M-List revela 20 executivos de maior destaque no setor e apresenta guia que mapeia os líderes do marketing de 500 maiores empresas do Brasil

leia mais


Africa anuncia Fabiana Baraldi

A profissional chega à agência como diretora de operações digitais

leia mais


Cabo Frio sediará encontro de fornecedores e produtores de vinho

O encontro reunirá exposição de produtos, degustações, palestras e oficinas de harmonização

leia mais


Hotel Dom Pedro Laguna cria menu criativo na melhor combinação luso-brasileira

Dom Pedro Laguna está entre os mais luxuosos hotéis e resorts da América Latina

leia mais


Mercado global de luxo deve movimentar mais de R$ 3 trilhões até o final do ano

O estudo também revela que os consumidores preferem viajar, comer e comprar obras de arte

leia mais


Programa "Mulheres com propósito"

O programa é uma uma iniciativa que apoiará pelo menos 10 mil mulheres na região, por meio de oportunidades de educação

leia mais


Herbalife anuncia plano de transição de CEO

Michael O. Johnson, Presidente e CEO, se tornará Chairman Executivo a partir de junho de 2017

leia mais



anterior  1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | próxima